quinta-feira, 27 de março de 2014

Post 3

As Fases do Capitalismo



Capitalismo Comercial: No século XV, o comércio já era a principal atividade econômica europeia. A burguesia já havia acumulado grandes capitais comercializando com a África e a Ásia, através do Mar Mediterrâneo. O dinheiro tornou-se a principal fonte de riqueza, substituindo a terra do período feudal.


 

Capitalismo Industrial: O surgimento do Capitalismo Industrial deve-se em grande parte do desenvolvimento tecnológico. As empresas evoluíram de manufatureiras para mecanizadas. A invenção e a implantação de máquinas no processo produtivo foram facilitadas pelo grande volume de capital acumulado durante o Mercantilismo. Com a implantação de máquinas nas fábricas, um grande número de trabalhadores ficou desempregado.




Capitalismo Financeiro: O Capitalismo Financeiro, se deu a partir dos últimos anos do século XIX e findou com a crise que atingiu o mundo em 1929. Teve um grande e forte crescimento, pois, estava diretamente ligado a grande expansão da Revolução Industrial.
As inovações de tecnologia que ocorreu neste período - em especial da máquina a vapor - originou profundas mudanças na vida econômica naqueles anos. As grandes empresas sentiram necessidade de expandirem suas operações, adquirindo novas máquinas e instalações, para sustentassem esta expansão.
Era dito "financeiro" porque havia participação ativa do sistema bancário que emprestava dinheiro a estas empresas garantindo assim seu crescimento. Assim, esse sistema econômico tem como particularidade a subordinaçãodos meios de produção para a acumulação de dinheiro e obtenção de lucro através do mercado financeiro. Portanto, norteia a economia mundial até os dias atuais.




Capitalismo Informacional: Tem a tecnologia da informação como ponto de partida das mudanças sociais que reestruturam o modo de produção capitalista, isto ocorreu a partir de 1980. Trata-se de uma teoria que observa o comportamento da sociedade da virada do século XX para o XXI. Desta forma, ocorre uma nova realidade de práticas profissionais, que são geradas pelas transformações decorrentes da revolução tecnológica em que vivemos.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário